Rio Grande do Sul

A disponibilidade de dados meteorológicos é de grande importância para a agricultura e diversas outras áreas. Para um Centro de Recursos, como a Embrapa Clima Temperado, essas informações são ainda mais importantes. Em função disso, o Laboratório de Agrometeorologia decidiu disponibilizar os dados meteorológicos publicados no "Atlas Agroclimático do Estado do Rio Grande do Sul". São apresentadas tabelas com dados mensais e decendiais das variáveis mais importantes.
Para facilitar a visualização, foram gerados os mapas mensais para algumas variáveis. Para acessar os mapas com dados do Atlas Agroclimático e de outras fontes, clique em Mapas de Variáveis Climáticas.
Um novo Atlas Agroclimático está sendo preparado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO). Entretanto, enquanto esse documento não é publicado, os usuários podem usufruir das informações aqui destacadas.



ATLAS AGROCLIMÁTICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Agricultura e Abastecimento
Departamento de Pesquisa
Instituto de Pesquisas Agronômicas
Seção de Ecologia Agrícola

O Estado do Rio Grande do Sul, está localizado entre as latitudes de 27°05' e 33°45' Sul e as longitudes de 49°43' e 57°39' Oeste, ocupando uma área territorial total de 282.184 km². As altitudes estão entre o nível do mar junto a costa litorânea do oceano atlântico e a pouco mais de 1.200 metros, compondo-se de paisagens ecológicas lacustres, de encostas e serras, planícies costeiras e interiores, em vales de rios, planaltos com coxilhas, originalmente com vegetação de campo e mato, predominantemente subtropical. A informação meteorológica básica utilizada nesse trabalho foi proveniente da rede de estações meteorológicas do 8° Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (INEMET) do Ministério da Agricultura, e da rede de estações agrometeorológicas do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPAGRO) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul. Para realização do trabalho foram tomados dados meteorológicos dos períodos 1931 a 1960 e 1945 a 1974. A partir da informação básica, calcularam-se médias decendiais, mensais, estacionais e anuais dos elementos meteorológicos utilizados. Para o cálculo das médias decendiais dos elementos climáticos foi utilizado o período 1945 a 1974 devido a disponibilidade de registros diários somente neste período. Para o cálculo das médias mensais foi utilizado o período 1931 a 1960 por tratar-se de uma normal climatológica Standard segundo a O.M.M. Para o caso dos elementos meteorológicos temperatura de superfície do solo, radiação solar, insolação, evaporação e horas de frio, foi utilizada a série do período 1957 a 1984 por disponibilidade de dados somente neste período.

ELEMENTOS CLIMÁTICOS DECENDIAIS

As médias dos elementos climáticos foram calculadas por decêndios (períodos de 10 dias) a partir da informação meteorológica diária. Nos meses com 31 dias os elementos climáticos do 3° decêndio foram resultantes de um período de 11 dias, enquanto que em fevereiro o foram do período de 8 dias, ou 9, quando o ano foi bissexto. As médias climatológicas decendiais de temperatura e mensais de radiação global foram obtidas pela computação de cada elemento no período de observação considerado, e representam um dia médio de cada um dos 36 decêndios e dia médio de cada mês respectivamente, que compõem o ano. Os elementos climáticos resultantes de somas (totais decendiais e mensais) de chuva e número de dias de chuva, por sua vez, representam o valor médio respectivo a cada decêndio e cada mês.

Clique aqui para consultar os mapas desejados.


CLIQUE NOS LINKS P/ VISUALIZAR OS DADOS

DADOS CLIMÁTICOS MENSAIS

LINKS

Temperatura Média (°C) Mensal

->

Temperatura Máxima Média (°C) Mensal

->

Temperatura Mínima Média (°C) Mensal

->

Precipitação Pluvial Mensal (mm)

->

Número Médio de Dias de Chuva Mensal

->

Maior Altura de Chuva (mm) em 24 Horas Mensal - Média

->

Precipitação Pluvial Estacional (mm)

->

Número Médio de Dias de Chuva Estacional

->

Umidade Relativa do Ar Mensal (%)

->

Evaporação Mensal (mm)

->

Radiação Solar Global Média (cal.cm-2. dia-1)

->

Insolação Total Mensal (Horas e Décimos)

->

Horas de Frio (Total Médio)

->



OBS.: cada link da tabela abaixo contém os dados referente a 4 meses
link 1 (de janeiro até abril)
link 2 (de maio até agosto)
link 3 (de setembro até dezembro)

DADOS CLIMÁTICOS DECENDIAIS

LINKS

Temperatura Média (°C) Decendial - T1*

1 - 2 - 3

Temperatura Média (°C) Decendial - T2*

1 - 2 - 3

Temperatura Média (°C) Decendial - T3*

1 - 2 - 3

Temperatura Máxima Média (°C) Decendial

1 - 2 - 3

Temperatura Mínima Média (°C) Decendial

1 - 2 - 3

Temperatura Máxima (°C) Decendial

1 - 2 - 3

Temperatura Mínima (°C) Decendial

1 - 2 - 3

Temperatura Mínima Média (°C) Decendial de Superfície, a 5cm do solo gramado

1 - 2 - 3

Temperatura Mínima Média (°C) Decendial de Superfície, a 5cm do solo desnudo

1 - 2 - 3

Precipitação Pluvial Decendial (mm)

1 - 2 - 3

Número Médio de dias de chuva Decendial

1 - 2 - 3

Maior Altura de chuva (mm) em 24 horas Decendial

1 - 2 - 3


| Imprimir |